Universo da beleza

Mesa-redonda abre série de atividades com foco na busca do ser humano pelo belo

Profissionais de moda, design, arquitetura, artes e imprensa vivenciaram na segunda-feira (19/03) uma manhã de debates sobre os aspectos históricos, sociológicos e filosóficos da beleza em suas diversas manifestações. Luis Felipe Pondé, Martin César Feijó, João Braga e Silvio Passarelli demonstraram que o tema é amplo, complexo e, até mesmo, polêmico. Assim, a sensação de todos os que participaram da mesa-redonda “Universo da Beleza”, promovida pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), foi a de que se trata apenas do ponto de partida para grandes discussões.

Idealizador do evento e do curso de extensão “Universo da Beleza”, o Prof. Silvio Passarelli afirma que o século passado foi baseado na crença no Estado e nos avanços tecnológicos. “A queda do Muro de Berlim de um lado e de outro a constatação de que a tecnologia - apesar de trazer o progresso material - não trouxe a prometida felicidade, geraram a oportunidade para surgimento de um novo momento de busca da afirmação do indivíduo. Desse modo, a beleza se tornou uma das variáveis mais importantes do século XXI”.

De acordo com Passarelli, diretor da Faculdade de Artes Plásticas e do Programa de Gestão do Luxo da FAAP, o mundo vive hoje o neo-hedonismo, a retomada do prazer e da individualidade, e já se pode falar em uma ‘economia da beleza’, constituída por dezenas de profissões e atividades que respondem por algo em torno de 40% do PIB das economias modernas.

Entre o sagrado e o profano
João Braga, professor de Moda da FAAP, especialista em História da Arte, História da Moda e da Indumentária, relata que etimologicamente a palavra ‘beleza’ significa ‘habitar na casa de Deus’. “O conceito de beleza está historicamente ligado à bondade e à verdade. Era belo o que elevava o estado de espírito a boas sensações”.

Para o Prof. Luiz Felipe Pondé, filósofo, psicanalista e vice-diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, apesar da expectativa positiva que o ser humano costuma ter em relação à beleza, ela possui seus infortúnios e gera relações nem sempre harmoniosas. “A beleza é uma forma de poder, por isso o mundo a ama e a odeia”, ressalta.

“A beleza é um mito? Ela pode ser considerada uma ciência? Trata-se de ‘loteria genética’? A nossa percepção do belo surge naturalmente ou de acordo com o meio que vivemos, com a cultura em que estamos inseridos?”, questionou o historiador e doutor em Comunicação, Prof. Martin Cezar Feijó.

A resposta é que não há formulas prontas. “O ideal de beleza sofre constantes metamorfoses, porém o que não muda é a busca por ela e sua subjetividade”, afirmou o professor Silvio Passarelli. E complementou: “A beleza não está no objeto, mas sim no olhar do expectador e esse olhar varia de acordo com a cultura, a época histórica e as concepções filosóficas. A afirmação da beleza passa pelo ‘espírito’ do observador e coloca a beleza no delicado plano dos sentimentos”, enfatizou.

Em sala de aula
A mesa-redonda “Universo da Beleza” foi a primeira atividade do programa que a Faculdade de Artes Plásticas da FAAP acaba de lançar. O próximo passo é o curso de extensão “Universo da Beleza”, que irá discutir a importância do elemento estético no mundo contemporâneo e suas diferentes aplicações. Serão ministradas disciplinas como ‘arte e beleza’, ‘filosofia e estética’, ‘sociologia e cultura’, ‘imagem e beleza’, ‘nutrição, cirurgia estética, cosmetologia’ e ‘beleza: entre o sagrado e o profano’.

Com início previsto para maio de 2012, as aulas serão realizadas todas as segundas-feiras, das 19h30 às 22h45 ao longo de um ano. O curso tem carga horária de 132 horas e contará com aulas de renomados professores, como Luis Felipe Pondé, Martin César Feijó, Ivan Bismara, Antonio Sérgio Bichir, João Braga, entre outros. Durante o curso, os alunos irão criar e desenvolver ações empreendedoras sobre o tema beleza, que poderão ser viabilizadas em projetos profissionais.
As inscrições estão abertas e os interessados poderão obter mais informações pelo telefone (11) 3662-7034 ou pelo site:
 

©2009 Mirian Fraga | by TNB