Cremes anticelulite
Coadjuvantes no tratamento


Camila Antunes

Os cremes de combate à celulite, feitos com alta tecnologia, estão mais baratos e populares. Mas especialistas consultados por VEJA avisam que sem dieta e exercícios esses cosméticos têm efeito apenas discreto.

Selmy Yassuda


Ainda não há uma cura milagrosa para a celulite, mal que atinge nove entre dez mulheres, de acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina Estética. A eficácia de todos os tratamentos existentes depende da alimentação, da prática regular de exercícios físicos, do estágio em que a celulite se encontra, da predisposição genética e de possíveis alterações hormonais. "Sozinho, um creme anticelulite consegue reduzi-la em 15%. Somado a uma dieta balanceada e à prática regular de exercícios, pode levar a uma melhora de até 90% no aspecto da pele", diz o dermatologista capixaba Aloizio Faria de Souza.

Para ajudar na escolha do melhor produto para o tratamento da celulite, VEJA pesquisou quais são as empresas que mais vendem cremes do gênero. A Nivea, a L'Oréal e a Dermage são as mais fortes no varejo. A Avon tem uma participação significativa com vendas diretas. De cada fabricante, escolheu-se seu melhor produto. Quem conduziu a avaliação foi a dermatologista Monica Azulay, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é responsável pelo laboratório de cosmética.

Os estágios da celulite

GRAU 1 Furinhos visíveis quando a pele é pressionada

GRAU 2 Furinhos visíveis mesmo sem pressão

GRAU 3 Aspecto típico de casca de laranja, presença de depressões e elevações na pele

GRAU 4 Além das ondulações, a circulação fica comprometida e a pele torna-se fria e dolorida ao toque. Nesse estágio, os cremes só têm eficácia aliados a tratamentos estéticos



Fotos Fabiana Bertone e divulgação


Marca:
CELLU-SCULPT
Fabricante: Avon

Princípios ativos: cafeína (quebra gordura),
gingko biloba (possui ação antioxidante) e malva (tem propriedades antiinflamatórias)

Opinião da doutora Monica Azulay sobre a fórmula: "Apesar de a fórmula ter sido testada em mulheres de várias etnias, num trabalho bastante sério, ela é a que tem menos tecnologia agregada. Os ingredientes ativam a queima de gordura, mas não atingem as camadas mais profundas da pele. Portanto, o efeito perceptível é superficial"
Indicação: celulite de grau 1
Preço: 40 reais

Marca: BODY UP
Fabricante: Dermage

Princípios ativos: DMAE (colabora para a firmeza da pele), retinol (ajuda a dar uma aparência mais lisa), cafeína (penetra nas células e quebra gordura) e centelha-asiática (ajuda na circulação, eliminando toxinas)
Opinião da doutora Monica Azulay sobre a fórmula: "O que diferencia esse creme de outros é seu efeito na sustentação dos tecidos, graças a sua boa concentração de ativos que disfarçam as ondulações na pele, deixando-a mais firme e hidratada", diz. O creme chamou atenção por sua rápida absorção
Indicação: celulites de graus 1 e 2
Preço: 127 reais

Marca: BYE-BYE CELULITE
Fabricante: Nivea
Princípio ativo: L-carnitina, uma substância natural presente nas células com a função de combater o acúmulo de gordura. Sua produção diminui a partir dos 25 anos
Opinião da doutora Monica Azulay sobre a fórmula: "Atua mais nos efeitos do que na causa da celulite. Embora penetre além da camada superficial da pele, o creme apresenta apenas um ativo. E, como a celulite tem múltiplas causas, ele não consegue remediar todas. No geral, o Bye-Bye Celulite melhora o aspecto irregular da pele e se destaca pela rápida absorção. Mas seu resultado é muito discreto"
Indicação: celulite de grau 1
Preço: 28 reais

Marca: LIPOCURE
Fabricante: L'Oréal
Princípios ativos: manganês (diminui a retração das fibras, atenuando o aspecto de casca de laranja), cafeína (quebra gordura), gingko biloba (tem função antioxidante) e adrenalyse (substância criada pela L'Oréal que reduz a absorção da gordura pela célula)
Opinião da doutora Monica Azulay sobre a fórmula: "É a melhor das fórmulas avaliadas porque atinge camadas mais profundas da pele, melhorando a drenagem dos vasos. Também é o único entre os cremes testados que, além de quebrar a gordura de dentro da célula, possui mecanismos para criar uma barreira para impedir a formação de gordura. Pode-se esperar um resultado em prazo mais longo, de cerca de noventa dias"
Indicação: celulite de graus 1, 2 e 3
Preço: 114 reais

 

©2009 Mirian Fraga | by TNB